Pimenta na batata

Colocando um calor brasileiro na história alemã

Minha foto
Nome:
Local: Vila Velha, ES, Brazil

Sou estudante de Comunicação Social / Jornalismo na Ufes e estou no 8º período, desenvolvendo meu TCC. Para entender o porquê do blog, leia o primeiro post “para início de conversa” (Archives - Março 2006). ............. GENTE, COMO ISSO ESTÁ VELHO! Bem, não atualizo mais esse blog (vou pensar se volto a escrever), mas atualizando a galera, já me formei, tirei 10 no TCC, fiz pós depois (tirei 10 de novo, mas não falei sobre blog) e, enfim, atuo em Assessoria de Comunicação. Volto qq hora pra dar um alô! (Maio, 2010) -------- Atualizando de novo rsrs. Saí da área de assessoria e fui pra reportagens de TV. Estou na TV ALES, da assembleia legislativa do ES. No YouTube alescomunicacao (julho 2016)

segunda-feira, agosto 14, 2006

Construção do Muro de Berlim completa 45 anos

Ontem foram comemorados os 45 anos do início da construção do Muro de Berlim.
Quer dizer, comemorado entre aspas, pois o Muro (Die Berliner Mauer) foi um dos maiores sofrimentos que o povo alemão, principalmente de Berlim, vivenciou.
De repente, de um dia para o outro, as pessoas acordaram e viram que estavam separadas de amigos, parentes, namorados.
Que não poderiam mais trabalhar onde trabalhavam antes, nem comprar na mesma loja, nem bater papo com o vizinho...
Para quem for a Berlim, indico o museu do muro, o Haus am Checkpoint Charlie, que traz muitas lembranças dessa época. É muito triste, mas ao mesmo tempo muito interessante, ver todas aquelas maracutaias que o pessoal fazia para tentar escapar do lado oriental.
Era gente no porta-malas do fusca (lembra o tamanho?), ou escondida em um caiaque ou mala, ou tentando passar por um balão, ou cavando túneis... eram várias as maneiras (e criativas) utilizadas para tentar correr atrás de um sonho, de uma vida melhor.
Perto do museu há um memorial (Freiheitsmahmal) àqueles que morreram enquanto buscavam essa liberdade.
"You are leaving the American Sector"

3 Comments:

Blogger leticia goncalves said...

45 anos. Há apenas dois eu li um livro que esclareceu bastante o significado do muro para Berlim...como era conviver com o muro e como ficaram as coisas logo depois que ele foi derrubado.

Era "O Verde Violentou o Muro", de Ignácio de Loyola Brandão.

5:09 PM  
Blogger DeAngeliS said...

Olá, o comentário não é bem nadaver com o post, mais é para falar que dei uma olhadinha aqui no seu blog, pois conhecir através do treta.com que gosto muito... comecei a vida blogueira há pouco tempo, espero poder retornar aqui, dá uma passada lá para conhecer o blog também..

abraços!

4:52 PM  
Blogger Luciana Wernersbach said...

Não li esse livro, Letícia, mas já ouvi falar...
estou com vontade de ler, vou procurar na net...
valeu pela dica!

obrigada pela visita Deangelis!
abraços

7:52 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 2.5 Brazil License.