Pimenta na batata

Colocando um calor brasileiro na história alemã

Minha foto
Nome:
Local: Vila Velha, ES, Brazil

Sou estudante de Comunicação Social / Jornalismo na Ufes e estou no 8º período, desenvolvendo meu TCC. Para entender o porquê do blog, leia o primeiro post “para início de conversa” (Archives - Março 2006). ............. GENTE, COMO ISSO ESTÁ VELHO! Bem, não atualizo mais esse blog (vou pensar se volto a escrever), mas atualizando a galera, já me formei, tirei 10 no TCC, fiz pós depois (tirei 10 de novo, mas não falei sobre blog) e, enfim, atuo em Assessoria de Comunicação. Volto qq hora pra dar um alô! (Maio, 2010) -------- Atualizando de novo rsrs. Saí da área de assessoria e fui pra reportagens de TV. Estou na TV ALES, da assembleia legislativa do ES. No YouTube alescomunicacao (julho 2016)

quinta-feira, julho 06, 2006

Eles não são tão frios assim...

Quem esteve na Alemanha durante a Copa do Mundo aprovou o comportamento dos alemães e desmentiu mais um clichê: o de que eles são frios e fechados.
O povo teuto provou que sabe fazer festa e, o principal, organizar um grande evento no porte que foi o campeonato mundial deste ano.

Assim como lá fora as pessoas consideram que todo brasileiro é "quente", temperamental, sambista, capoeirista e jogador de futebol - e nós sabemos que não é assim que a banda toca - muitas pessoas de vários países consideram que os alemães sejam frios e mal-educados (descortês, no caso).

Quando se vive lá (ou se visita), percebemos que a história não é bem assim. Ou que, pelo menos, não devemos generalizar. É claro que existem casos e casos. E quando, lá fora, topamos com alguém de mau humor, em vez de pensarmos que é da natureza da pessoa, generalizamos na hora e dizemos: "esses alemães... bem que ouvi falar que eles eram assim!"
E se isso acontece com nosso vizinho ou colega de trabalho, nós não pensamos: "ah, tinha que ser brasileiro mesmo!"

Temos que admitir também que, embora nosso povo seja bastante receptivo, nem todo brasileiro é alegre, pra cima e cortês, como somos considerados.
E nem todo italiano é safado, nem todo argentino é otário, nem todo português é burro, nem todo japonês tem...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 2.5 Brazil License.