Brasileiros em Berlim
É incrível a quantidade de brasileiros que se encontra pela Alemanha agora, e a gente pode ver isso pela TV. Na semana passada, uma amiga alemã me escreveu e disse que a maioria dos quartos de dois hotés muito famosos está lotada por brasileiros. No Hotel Estrel, o maior de Berlim, há quase 2 mil brasileiros (700 quartos de 1100 são só de brasileiros). E o Kepinski Hotel, um hotel de superluxo na Kudamm, também está lotado de brasileiros - "do pobre país de terceiro mundo", escreveu ela.
No dia do primeiro jogo, quando vimos a quantidade de brasileiros lá, tanto na torcida quanto nos parques dos arredores assistindo por telão, um amigo meu comentou: "Como pode tanto brasileiro estar lá? Acho que eles venderam a própria casa para ir..."
Na verdade existe também muito brasileiro pela Europa, e o que é menos difícil ali é se movimentar pelos países arredores, principalmente porque a Alemanha se localiza justamente no centro do continente. Só no país que sedia a Copa, estima-se que são 60 mil brasileiros. Em Portugal e em Londres também há muitos... quem está ali perto dificilmente deixou de ir.
E aliás, pelo que vemos pela TV nem é necessário ter realmente ingresso para assistir aos jogos nos estádios. Em todas as cidades há telões bem próximo ao campo ou em algum lago ou praça famosa.
Ao lado do Olympia Stadium, em Berlim, teve show da Ivete Sangalo. A musa baiana esteve lá no dia do primeiro jogo do Brasil, assim como foi postado aqui. No Blog do André há fotos do show e das torcidas.
2 Comments:
Lu, o show foi um canal mesmo e curti muito, cê viu... A Sandra tb postou e até mais completo.
Ontem o outro jogo passei legal, tinha mais sorte de que ela mas nem pude sentir toda felicidade pois fiquei sabendo poucas horas antes da perda do Bussunda... Adorei assistir Casseta e Planeta quanto estava em Sampa.
Abraços
Foi uma pena mesmo a perda do Bussunda.
Tão inesperado e tão sofrido...
O Brasil tb está de luto, mas se não houvesse a Copa do Mundo para desviar a nossa atenção, acredito que seria mais falado aqui...
vou ler o da Sandra!
abraço
Postar um comentário
<< Home