Pimenta na batata

Colocando um calor brasileiro na história alemã

Minha foto
Nome:
Local: Vila Velha, ES, Brazil

Sou estudante de Comunicação Social / Jornalismo na Ufes e estou no 8º período, desenvolvendo meu TCC. Para entender o porquê do blog, leia o primeiro post “para início de conversa” (Archives - Março 2006). ............. GENTE, COMO ISSO ESTÁ VELHO! Bem, não atualizo mais esse blog (vou pensar se volto a escrever), mas atualizando a galera, já me formei, tirei 10 no TCC, fiz pós depois (tirei 10 de novo, mas não falei sobre blog) e, enfim, atuo em Assessoria de Comunicação. Volto qq hora pra dar um alô! (Maio, 2010) -------- Atualizando de novo rsrs. Saí da área de assessoria e fui pra reportagens de TV. Estou na TV ALES, da assembleia legislativa do ES. No YouTube alescomunicacao (julho 2016)

sábado, maio 27, 2006

Maior estação de trem da Europa + Racismo

Foi inaugurada ontem a Hauptbanhof, Estação Central, de Berlim, a maior da Europa. Desde quando eu fui pra Berlim, em novembro de 2004, essa estação estava em reformas. Agora, finalmente, ela foi inaugurada.

Mas no meio da festa, um louco de 16 anos esfaqueou 28 pessoas. Ninguém ficou gravemente ferido, mas o pior, é que correu um boato depois de que alguém estaria contaminado com o vírus do HIV. Bem, na verdade, só de ter esfaqueado um e depois outro, já há perigo de contágio de doenças.

Outro fato muito ruim é que esta semana aconteceram alguns ataques a estrangeiros, no leste da Alemanha, e os alemães ficaram preocupados. Esse de ontem, ninguem sabe ainda qual o motivo, mas pode ser que tenha algo a ver.

Há realmente muito racismo e xenofobia em algumas partes da Alemanha, e existe perigo, tanto que nem mesmo um ex-porta-voz do governo alemão nega. Ele disse para os negros terem cuidado e não visitarem certas partes de Berlim e Brandemburgo.

O governo não gostou do que ele falou. Em matéria no Diário de Notícias/Portugal anunciaram que qualquer ato hostil contra turistas estrangeiros durante o Mundial será severamente reprimido.

E, agora, faltando 13 dias para o início da Copa do Mundo, turistas de quase todo o mundo têm ou não motivos para temer?

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É, a violência está em todos os lugares mesmo....
beijo

4:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Espero mt q os responsáveis d cidade e país estejam preocupados d verdade c a segurança d td mundo na copa, bem q qualquer incidente poderia produzir um desastre, seja do lado d preconceituosos, hooligans, terroristas ou somente doidos como esse da última noite. Agora acho q o escândalo mesmo é além da série d ataques tb a reação d alguns políticos buscando a culpa só em regimes antigas e respondendo q "tb pessoas loiras e d olhos azuis sofrem ataques" e a queixa deles q o Heye q denunciou os perigos ia "sujar" a imagem do país; isso deixa um ar d q na opinião deles ruim é só a notícia d ataques e perigos mas não a própria xenofobia.
E tb não deve só apontar c o dedo pro leste da Alemanha: mesmo se a violência física lá é definitivamente bem maior, mas a mapa d criminalidade racista revela tb manchas feias em algumas áreas do lado ocidental d Berlim como Neukölln ou Reinickendorf... fora do racismo sútil como no caso do africano q foi barrado d frequentar um bar em Kreuzberg.
Um Abração

10:23 PM  
Blogger Luciana Wernersbach said...

é verdade Andre!
Em Berlim, a segunda cidade no mundo com maior número de turcos, perdendo só para Istambul, podemos perceber como os alemães são racistas, por mais que eles digam que não. Mas às vezes eles deixam escapar, no meio da conversa: ficam com raiva pq os turcos andam de carrão e eles nao; ou pq as mulheres não se esforçam em aprender a falar alemão, dificultando uma emergencia, num caso médico, por exemplo.
Mas eu confesso que passei a não gostar de turcos (acabei generalizando mesmo) pq eles são muito atrevidos. Uma vez um passou a mao no meu bumbum, e eu nao fiquei quieta, revidei na hora com soco. sabem o que ele fez? virou para me bater!!! como eu tirei o corpo, ele chutou o meu pé! um absurdo! depois aquela dúvida se eu deveria ou nao ter reagido, q ele poderia estar armado e tal, mas na hora, o sangue só subiu à minha cabeça!

10:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lu, isso me lembra do relato d uma amiga paulista q vivia em Berlim no começo dos anos 90 e q passeando em Neukölln foi xingado d - no caso dela não turcos mas - árabes pq ela andava sem pano na cabeça; eles acreditaram q ela seria d descendência deles. Mesmo respondendo q ela não é de lá não adiantou, começaram ficar mais revoltados ainda. Ela só escapou pelo metrô e evitava esse bairro dp (ela morava em Kreuzberg). Mas conheço outros turcos e árabes d cabeça mais aberta, um p.ex. é dono d um restaurante tipo italiano-mexicano e exige d seu pessoal no serviço só falar alemão...
Abraços

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caraiiiiiiiiii q galera duente!!!!
uhauhauhahuahuahuauhuhaahuahuhua
Bicho, essa galera pra frente, preconceitusa merece a morte bixo...
nossa... isso me revolta...
num gosto nem de pensar no q aconteceria se eu visse uma cena dessa com uma arma na mao... até sem arma....
drrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Ai esse fdp chegam aki e a gente recebe eles moh bem... como diria a sabia ana carolina... a cada vez q eu vir uma injustiça ou uma safadeza vou ser mais honesto e mais justo soh de sacanagem....
beijos luh

11:45 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 2.5 Brazil License.